A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, chegou ao Acre na última sexta-feira, dia 1º, para participar do Festival Mariri, realizado na aldeia Mutum, lar da comunidade Yawanawa da Terra Indígena do Rio Gregório, em Tarauacá.
A ministra foi recebida pela prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia, em uma recepção marcada por representantes de destaque no cenário indígena, incluindo a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, e a deputada federal Célia Xakriabá, do PSol de Minas Gerais.
O momento foi iniciado com uma cerimônia de oração conduzida pela primeira pajé mulher da aldeia, Rucharlo Yawanawá, que contou com a presença dos caciques Bira e Joaquim, líderes indígenas.
“É com muita satisfação que recebemos a ministra em nosso Estado. A valorização da cultura indígena está sendo ainda mais evidenciada. Muitas lideranças indígenas participaram dessa grande celebração, além dos turistas que lá estiveram. Foi uma festa muito bonita”, frisou a prefeita Maria Lucinéia.
Durante o festival, realizado há 8 anos, o Povo Yawanawa se reúnem para celebrar a sua rica cultura ancestral, apresentando cantorias, danças, brincadeiras, cerimônias pajelanças e uma variedade de expressões artísticas e espirituais que demonstram a riqueza da herança indígena da região. Neste ano, aproximadamente 2 mil pessoas participaram do evento.