A maior parte das baixas ocorreu na última noite, quando um grupo foi atingido por míssil antitanque disparado pelos terroristas
srael já contabiliza pelo menos 14 militares mortos dentro da Faixa de Gaza, após o início de incursões terrestres contra o grupo terrorista Hamas, no fim de semana. A maioria, porém, faleceu na terça (31), informou o Exército nesta quarta-feira (1º).
De acordo com a imprensa local, pelo menos sete soldados, da unidade Guivati, foram mortos depois que o veículo em que estavam foi atingido por um míssil antitanque disparado pelos terroristas. Quatro soldados ficaram feridos na ação.
Outros dois soldados foram mortos quando o tanque em que estavam passou por cima de um dispositivo explosivo.
“Estamos em uma guerra difícil. Será uma guerra longa. Temos conquistas importantes nela, mas também perdas dolorosas”, declarou nesta quarta-feira o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre a morte dos soldados.
“Toda a nação de Israel abraça vocês, as famílias, do fundo de nossos corações. Estamos todos com vocês neste momento de grande tristeza. Nossos soldados caíram em uma guerra injusta, a guerra pelo nosso lar. Prometo a vocês, cidadãos de Israel: concluiremos o trabalho, continuaremos até a vitória”, acrescentou.
Por sua vez, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que “a queda de combatentes das Forças de Defesa nas batalhas contra os terroristas do Hamas em Gaza é um golpe duro e doloroso”.
“Lamentavelmente, as importantes conquistas dos poderosos combatentes nas profundezas da Faixa de Gaza cobram um preço alto. Estamos preparados e prontos para uma campanha longa e complexa que exige coragem, determinação e perseverança”, analisou Gallant.
Além das 11 vítimas mais recentes, dois militares, Lev Livshitz e Roi Wolf, haviam sido mortos na noite anterior.
Veja a lista de nomes:
1. Sargento Lev Livshitz, 20
2. Sargento Roi Wolf, 20
3. Tenente Ariel Reich, 24
4. Cabo Asif Logar, 21
5. Sargento Adi Danan, 20
6. Sargento Hillel Solomon, 20
7. Sargento Erez Mishlovski, 20
8. Sargento Adi Leon, 20
9. Cabo Ido Ovadia, 19
10. Cabo Lior Siminowitz, 19 anos
11. Sargento Roi Daoui, 20 anos
12. 2º Tenente Pedayah Mark, 22
13. Sargento Itai Yehuda, 21
14. Sargento Roi Sargosti, 20
O soldado Tamir Barak, de 19 anos, foi morto próximo à cerca da Faixa de Gaza, no dia 23 de outubro, quando o Exército fazia uma ação em busca de corpos de militares que poderiam ter sido levados durante o ataque do Hamas no começo do mês.
O Exército israelense disse nesta quarta-feira que atingiu mais de 11 mil alvos do Hamas na Faixa de Gaza desde o início da guerra.
“Durante a noite, tropas combinadas das Forças de Defesa de Israel atingiram vários alvos terroristas em toda a Faixa de Gaza, incluindo centros de comando operacional e células terroristas do Hamas”, explicou um porta-voz militar na quarta-feira.
A guerra entre Israel e Hamas começou em 7 de outubro, com um ataque do grupo islâmico palestino em solo israelense que resultou em 1.400 mortos, mais de 5.400 feridos e 240 reféns levados para a Faixa de Gaza.
Ao todo, 326 soldados israelenses foram mortos em 26 dias de combates, a maioria deles durante o ataque do Hamas em 7 de outubro.
Desde então, o Exército israelense vem bombardeando a Faixa de Gaza em represália e, na sexta-feira (27), ampliou as operações terrestres. As mortes do lado palestino já passam de 8.500, além de 21,5 mil feridos, segundo autoridades locais.