Usando a rede social X, Lula distorceu fatos históricos e acusou Israel de genocídio.
O petista Luiz Inácio Lula da Silva, defensor de regimes ditatoriais como o venezuelano e o cubano, voltou a atacar Israel por sua ação militar contra o grupo terrorista islâmico Hamas, afirmando que o país está promovendo genocídio contra os palestinos.
A declaração do petista, que já resultou em um pedido de impeachment com recorde de assinaturas de parlamentares, coloca o Brasil em uma grave crise diplomática, à medida que o país se junta a regimes totalitários para construir narrativa contra Israel.
Usando a rede social X, Lula distorceu fatos históricos para tentar afirmar que é o Estado de Israel que nega o direito de existência do Estado Palestino, quando é justamente o contrário, uma vez que o Hamas recusou diversos acordos para criação de um Estado.
“O que o governo de Estado de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas. Não tentem interpretar a entrevista que eu dei. Leiam a entrevista e parem de me julgar a partir da fala do primeiro-ministro de Israel”, disse o petista.v