Filho de peixe, peixinho é: Felipe Tchê será o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara de Rio Branco

O vereador eleito Felipe Tchê (PP), filho do secretário de Estado de Agricultura, Luís Tchê, foi confirmado como o primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco. Aos 37 anos, natural de São Leopoldo (RS), Felipe é advogado, com ensino superior completo, e foi o quarto candidato mais bem votado na capital acreana, conquistando 4.979 votos, o equivalente a 2,51% do total.

Carregando o legado político do pai, José Luís Tchê, conhecido por sua longa trajetória de mandatos parlamentares, Felipe desponta como um dos novos nomes de destaque no cenário político do Acre.

A definição de Felipe como primeiro secretário foi resultado de um acordo político que envolveu articulações intensas entre Progressistas (PP). A decisão foi tomada em uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 30, em meio a tensões no grupo. Inicialmente, membros do PP resistiam à ideia de apoiar Joabe Lira (União Brasil), candidato à presidência da mesa diretora e aliado do prefeito Tião Bocalom.

No entanto, após negociações, ficou decidido que Joabe Lira presidirá a Câmara de Rio Branco pelos próximos dois anos, enquanto a primeira-secretaria ficará sob a responsabilidade de Felipe Tchê. O consenso foi celebrado como uma importante conquista para a base de apoio ao prefeito Tião Bocalom.

O anúncio oficial da composição da mesa diretora deve ocorrer ainda hoje, e a formalização está prevista para após a posse dos vereadores eleitos, marcada para o dia 1º de janeiro. A nova configuração reforça a articulação entre os partidos e promete estabilidade nos trabalhos legislativos da capital acreana.

Rolar para cima