Ex-vereador de Tarauacá participa de ato pró-Bolsonaro em São Paulo

O ex-vereador de Tarauacá (AC), Valdor do Ó, marcou presença no ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo. A manifestação reuniu milhares de apoiadores do ex-chefe do Executivo em defesa da anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Considerado o maior ataque às instituições democráticas do país desde a redemocratização, o episódio do 8 de janeiro resultou na depredação das sedes dos Três Poderes. Os manifestantes que participaram do ato deste domingo pressionaram por uma “anistia humanitária”, bandeira adotada por aliados de Bolsonaro.

Valdor do Ó, que não concorreu à reeleição no pleito de 2024, integrou o grupo de manifestantes que utilizavam batons como símbolo do protesto. O objeto faz referência à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, presa por pichar a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), com os dizeres “perdeu, mané”. Desde então, o batom passou a ser usado como símbolo pelos apoiadores do ex-presidente.

Além de Bolsonaro, o ato contou com a presença de sete governadores, entre eles Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, além de diversos parlamentares e lideranças do Partido Liberal. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também discursou durante o evento, pedindo anistia aos presos e segurando um batom em apoio à cabeleireira Débora.

A manifestação, que durou cerca de três horas, foi acompanhada por um forte esquema de segurança e monitoramento das autoridades paulistas.

Rolar para cima