Ex-fuzileiro naval e foragido de alta periculosidade é preso em Rio Branco pela Polícia Civil do Acre

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), prendeu na tarde da última quarta-feira (9), em Rio Branco, um dos criminosos mais procurados do Espírito Santo. Conhecido no mundo do crime como “Frankenstein”, o homem, de 52 anos, identificado pelas iniciais E.S.A., foi capturado no bairro Estação Experimental após semanas de monitoramento.

Segundo informações do delegado Saulo Macedo, titular da DENARC/AC, a prisão é resultado de uma operação conjunta com a Polícia Civil do Espírito Santo, que repassou dados cruciais para a localização do foragido. “Ele usava documentos falsos em nome de Gustavo Sérgio Alves e levava uma vida de luxo em Rio Branco desde 2017, onde se apresentava como empresário e residia em uma casa de alto padrão no Conjunto Tangará”, explicou o delegado.

“Frankenstein” possui uma extensa ficha criminal e é considerado de altíssima periculosidade. Ex-fuzileiro naval, ele teria usado sua formação militar para treinar integrantes do tráfico. O criminoso é apontado como membro de uma organização especializada em roubos a bancos, tráfico interestadual de drogas, sequestros e homicídios. Entre suas condenações está o assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal. Ao todo, ele acumula penas que somam quase 40 anos de prisão.

Mesmo após sua condenação e transferência ao presídio federal de Catanduvas, no Paraná, “Frankenstein” continuou operando dentro da facção criminosa à qual pertence. Após fugir do sistema penitenciário, passou a viver clandestinamente fora do Espírito Santo, até ser localizado no Acre.

A prisão foi viabilizada com apoio do Poder Judiciário acreano, que expediu rapidamente os mandados de prisão e de busca e apreensão. O criminoso foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) e será transferido nas próximas horas para unidade prisional de segurança máxima.

Rolar para cima