José Edson Viana Macedo, de 43 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 11, na cela 20 do pavilhão R da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC), situada na Estrada do Barro Vermelho, em Rio Branco.
De acordo com informações preliminares, o detento havia ingressado no sistema penitenciário no dia 10 de outubro. A descoberta ocorreu durante a contagem matinal dos presos, quando os policiais penais notaram que José não respondia. Imediatamente, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas a equipe apenas constatou o óbito.
A cela foi isolada, e a perícia foi chamada para examinar o local. Apesar de não haver indícios aparentes de violência no corpo, exames cadavéricos serão realizados no Instituto Médico Legal (IML) para esclarecer a causa da morte.
Investigadores da Polícia Civil, pertencentes à Equipe de Pronto Emprego (EPE), estiveram no presídio para iniciar a coleta de informações. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu o caso e conduzirá as investigações.
O resultado dos laudos periciais será fundamental para determinar as circunstâncias do ocorrido.