Timão venceu o jogo de ida por 1 a 0 e agora pode ser campeão paulista com um empate
Dois dos maiores rivais do país, Corinthians e Palmeiras duelam nesta quinta-feira (27) pelo título de campeão do Paulistão, na Neo Química Arena, em Itaquera, após vitória alvinegra no jogo de ida por 1 a 0.
A RECORD exibe todos os lances ao vivo, com exclusividade na TV aberta e para todo o Brasil, a partir das 21h30. O R7.com e o PlayPlus também vão transmitir o jogo, com esquenta a partir das 19h30, liderado pelo elenco do Desimpedidos e por Zé Luiz.
A dupla vantagem alvinegra para este último jogo, tanto pelo placar quanto pelo fato de jogar em casa, deve fazer a diferença para o elenco do Corinthians, que entra em campo com a confiança renovada, sob o comando de Ramón Díaz.
O técnico argentino conseguiu na primeira partida ajustar seu sistema defensivo, um dos pontos fracos do clube no início da temporada.
A vitória deu ainda mais solidez à equipe, que agora depende apenas de um empate para levantar a taça pela 31ª vez.
Palco do confronto, com capacidade para 48 mil torcedores, o estádio de Itaquera estará lotado, já que os ingressos se esgotaram rapidamente.
A empolgação da fiel torcida com o momento do clube pode ajudar o elenco do Corinthians a quebrar o jejum de títulos que perdura desde 2019.
Palmeiras ainda acredita
Já o lado palmeirense, liderado por Abel Ferreira, não se dá por vencido. O treinador português deve apostar na força ofensiva e na pressão da marcação para buscar a virada.
Apesar de desfalques importantes, como Gustavo Gómez e Paulinho, a equipe conta com nomes como Vitor Roque e Estêvão para tentar superar a defesa rival.
A possibilidade de alcançar o tetracampeonato consecutivo, feito inédito desde 1919, é o grande motivador do Verdão na partida.
O Alviverde carrega o retrospecto de “time da virada”: as últimas três finais do torneio foram vencidas pelo Verdão após derrotas no jogo de ida.
A equipe perdeu o primeiro jogo da final contra São Paulo, Água Santa e Santos, mas contou com as estratégias de Abel Ferreira e o apoio da torcida para reverter o placar.
Caso ganhe o Derby nesta quinta (27), o Palmeiras chega ao 26° título, encurtando ainda mais a distância para o Corinthians.
Como foi o caminho até a final?
O Corinthians chega à decisão com a melhor campanha do campeonato. Na primeira fase, somou 18 pontos em sete jogos, liderando o Grupo A com seis vitórias. Nas quartas de final, eliminou o Mirassol com um placar de 2 a 0, enquanto na semifinal superou o Santos por 2 a 1.
O Palmeiras teve uma trajetória mais irregular na fase inicial, terminando em segundo no Grupo D, com 11 pontos. A equipe se recuperou no mata-mata, despachando o São Bernardo por 3 a 0 nas quartas e o São Paulo por 1 a 0 na semifinal, com um gol polêmico de Raphael Veiga em cobrança de pênalti.
Possíveis escalações
As equipes devem manter a base dos titulares que atuaram no jogo de ida.
Pelo Corinthians, Ramón Díaz aposta na escalação que deu certo no Allianz Parque: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Félix Torres e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.
O provável Palmeiras para a final do Paulista tem: Weverton; Mayke, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres (Maurício) e Vitor Roque.