Palmeiras marcou os quatro gols da virada no segundo tempo
Rio – O Botafogo sofreu uma dura derrota na noite desta quarta-feira, 1, no Estádio Nilton Santos. Depois de abrir um 3 a 0 de vantagem no marcador com um primeiro tempo avassalador, o Glorioso voltou mal para a etapa complementar e cedeu a virada para o Palmeiras no fim, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos fizeram o gol do Bota. Endrick (2), Flaco López e Murilo fizeram os gols da reação do Verão.
Vale destacar que, quando o jogo estava 3 a 1 para o Botafogo, Adryelson foi expulso, numa decisão que irritou os jogadores e o banco alvinegro. Além disso, pouco depois, Tiquinho Soares teve um pênalti para bater, mas desperdiçou.
Com o resultado, o Botafogo fica com 59 pontos e permanece na liderança. No entanto, viu a distância para o vice-líder, Palmeiras, cair para três pontos.
Agora, o time de Lúcio Flávio vira a chave para a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta campo na próxima segunda-feira, às 19h, para enfrentar o Vasco em São Januário.
O JOGO
O Botafogo promoveu um ritmo avassalador na etapa inicial e abriu boa vantagem já nestes primeiros 45 minutos de partida. O primeiro gol veio aos 21. Marçal descolou ótimo lançamento para Eduardo, que correu nas costas da marcação do Palmeiras. Ele encarou a marcação e tocou atrás para Eduardo, que finalizou de primeira. A bola desviou em Murilo e matou qualquer chance de defesa para Weverton.
Já o segundo veio aos 30. Victor Sá cobrou escanteio curto para Marçal, que rapidamente tocou para Tchê Tchê. Livre de marcação na entrada da área, o camisa 6 ajeitou o corpo e acertou um forte chute no ângulo esquerdo do goleiro Weverton.
Sem perder o apetite, o Glorioso chegou ao terceiro na marca dos 36 minutos. Júnior Santos puxou contra-ataque, passou pelos jogadores do Palmeiras e acionou Tiquinho Soares, que estava livre de marcação. O centroavante finalizou de primeira com a perna esquerda, e Weverton espalmou nos pés de Júnior Santos. O Raio, então, só empurrou a bola para o fundo das redes.
Vale destacar que o Botafogo ainda teve outras chances de gol na partida – dentre elas, uma bola que foi no travessão. O Palmeiras, por sua vez, só levou perigo numa cobrança de falta de Raphael Veiga e num chute de fora de Endrick.
No segundo tempo, a partida foi diferente. O Palmeiras voltou melhor e se recolocou no jogo após grande jogada de Endrick. Aos quatro minutos, a joia do Alviverde recebeu a bola no meio, fez fila na defesa do Botafogo, invadiu a área e bateu forte. Lucas Perri chegou a tocar na bola, mas não evitou o tento.
Por volta dos 30 minutos, a partida ganhou contornos de drama para o Botafogo. Isso porque, após uma revisão do árbitro no VAR, Adryelson foi expulso por falta em Breno Lopes. A arbitragem considerou falta do último homem em chance clara e manifesta de gol. Além disso, poucos minutos depois, Weverton defendeu um pênalti de Tiquinho Soares.
Para completar, no lance seguinte, aos 39 minutos, Endrick fez o segundo do Palmeiras, e o jogo pegou fogo. O Palmeiras foi para cima e chegou ao empate. Após ótimo cruzamento de Endrick, Gustavo Gómez subiu mais alto do que todos e cabeceou na medida para Flaco López testar para o fundo das redes.
No último lance, o pesadelo alvinegro fico completo. Raphael Veiga cobrou falta na medida para Murilo, que apareceu sozinho no segundo poste para selar a vitória do Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
Botafogo x Palmeiras
Data e Hora: 01/11/2023, às 21h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Cartões amarelos: Victor Cuesta, Tiquinho Soares, Tchê Tchê, Marçal, Lúcio Flávio, Marlon Freitas e Di Plácido (BOT) / Mayke, Rony e Arthur (PAL)
Cartões vermelhos: Adryelson (BOT)
Gols: Eduardo (1-0) (21’/1ºT) / Tchê Tchê (2-0) (30’/1ºT) / Júnior Santos (3-0) (36’/1ºT) / Endrick (3-1) (04’/2ºT) / Endrick (3-2) (39’/2ºT) / Flaco López (3-3) (45’/2ºT) / Murilo (3-4) (55’/2ºT)
BOTAFOGO (Técnico: Lúcio Flávio)
Lucas Perr; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires, 49’/2ºT) e Eduardo (Danilo Barbosa, 28’/2ºT); Júnior Santos (Carlos Alberto, 28’/2ºT), Victor Sá (Philipe Sampaio, 33’/2ºT) e Tiquinho Soares.
Lucas Perr; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires, 49’/2ºT) e Eduardo (Danilo Barbosa, 28’/2ºT); Júnior Santos (Carlos Alberto, 28’/2ºT), Victor Sá (Philipe Sampaio, 33’/2ºT) e Tiquinho Soares.
PALMEIRAS (Técnico: Abel Ferreira)
Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Luan; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony, 23’/2ºT), Raphael Veiga e Piquerez; Endrick e Breno Lopes.
Weverton; Gustavo Gómez, Murilo e Luan; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos (Rony, 23’/2ºT), Raphael Veiga e Piquerez; Endrick e Breno Lopes.