Crime teria sido motivado por dívida; suspeito está foragido da Justiça de Rondônia
Um agricultor identificado como Raimundo Lopes da Silva, de 48 anos, conhecido na comunidade como “Bubar”, foi executado com um disparo de espingarda na madrugada deste domingo (13), no km 30 do Ramal do Intimar, situado no km 100 da Estrada AC-90, mais conhecida como Transacreana, em Rio Branco (AC).
Segundo relatos de moradores, o crime pode ter sido motivado por uma dívida que Raimundo teria cobrado do suspeito, identificado apenas como “Chiquinho”, um foragido da Justiça do estado de Rondônia que estaria escondido na região em casas de parentes.
Testemunhas afirmaram que Chiquinho foi visto recentemente portando uma espingarda e chegou a ameaçar outras pessoas nas imediações da residência onde o crime aconteceu. Na noite do assassinato, ele teria ido até a casa da irmã da vítima, Sonia, e, ao não obter resposta ao chamar por ela, passou a chamar por Raimundo.
Deitado em uma rede, Raimundo respondeu ao chamado e autorizou a entrada de Chiquinho. Assim que entrou na casa, o suspeito efetuou um disparo à queima-roupa, atingindo a lateral do tórax da vítima. Raimundo não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois. Após o crime, o autor fugiu do local em direção desconhecida.
Moradores que estavam próximos relataram momentos de terror e tiveram que correr para uma área de mata para se proteger. O difícil acesso ao ramal impediu que o socorro chegasse a tempo. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas não conseguiu chegar até o local.
Policiais militares do Patrulhamento Rural estiveram na cena do crime e, após confirmarem os fatos, acionaram o Instituto Médico Legal (IML). Mesmo com as dificuldades de acesso, peritos e agentes de necropsia conseguiram chegar até a área, realizar os procedimentos técnicos e remover o corpo para exames cadavéricos.
O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha para localizar e prender o autor do crime.