Adolescente indígena é baleado por engano durante tentativa de impedir assalto no Centro de Rio Branco

Na noite desta sexta-feira (11), um adolescente indígena de 16 anos foi atingido por dois disparos de arma de fogo durante uma tentativa frustrada de conter um assalto no centro de Rio Branco. O caso aconteceu na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do Palácio Rio Branco, um dos pontos mais movimentados da capital acreana.

Segundo informações apuradas, uma mulher caminhava com a mãe e a filha pequena quando teve o celular roubado por um homem ainda não identificado. Poucos metros à frente, os irmãos indígenas Matheus de Lima Barbosa, de 23 anos, e o adolescente de 16 anos caminhavam na mesma calçada quando o suspeito passou correndo entre eles.

Ao presenciar o crime, um policial à paisana que estava no local tentou impedir a fuga do criminoso e efetuou disparos com a intenção de deter o assaltante. Contudo, os tiros atingiram o adolescente, que nada tinha a ver com o roubo. Assustados, os irmãos correram, mas o menor acabou caindo ferido perto do Palácio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma unidade de suporte avançado. O adolescente foi encontrado consciente, mas com ferimentos graves, e após receber os primeiros socorros, foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele foi baleado no pescoço e na escápula, mas, segundo a equipe médica, seu estado de saúde é estável.

Inicialmente, a vítima do assalto chegou a indicar o jovem ferido como autor do crime, mas depois voltou atrás e disse não ter certeza. O celular levado no roubo não foi recuperado.

Agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil estiveram no hospital para colher informações e confirmaram que o adolescente foi vítima de uma bala perdida. O policial que efetuou os disparos foi identificado e deverá ser ouvido pelas autoridades.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que irá apurar as responsabilidades e as circunstâncias da ação policial.

Rolar para cima