A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), uma operação para investigar possíveis fraudes em processos de obtenção de autorizações para compra e porte de arma de fogo, em Rio Branco (AC). Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital, por ordem da 1ª Vara da Justiça Federal.
As investigações apontam que os requerentes teriam apresentado documentos e informações falsas junto à Polícia Federal para justificar a suposta necessidade de adquirir e portar armamentos — requisito obrigatório para a concessão das autorizações legais.
Entre os investigados, está um despachante que teria sido o responsável por protocolar os pedidos fraudulentos, utilizando dados inverídicos. Os demais envolvidos seriam os beneficiários das autorizações obtidas de forma irregular.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa foi presa em flagrante por posse de acessório ilegal de arma de fogo de uso restrito.
A Polícia Federal apreendeu diversos materiais, como dispositivos eletrônicos e documentos, que agora serão analisados para apurar a extensão da fraude e identificar outros possíveis envolvidos.
A operação faz parte dos esforços contínuos da instituição para combater crimes relacionados à segurança pública e à regularização de armamentos no país.