Time rubro-negro constrói placar no primeiro tempo e faz a festa de sua torcida. Vascaínos deixam estádio antes da hora e protestam
Embalado pela classificação sobre o Fluminense na Copa do Brasil, o Flamengo não tomou conhecimento do Vasco e goleou o rival no Maracanã por 4 a 1, nesta segunda-feira, os quatro gols apenas no primeiro tempo. Depois de atropelar o adversário em poucos minutos e decidir a partida pelo Brasileiro cedo, com gols de Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas, o time rubro-negro tirou o pé no segundo tempo, quando o Vasco diminuiu, em um pênalti marcado com o auxílio do árbitro de vídeo, mas ainda assim duvidoso, que Jair descontou. Não fosse isso a goleada prometia ser bem maior.
Apesar do princípio de reação, a torcida do Vasco começou a deixar o estádio no intervalo, sob protestos de “time sem vergonha”. Aos 30 minutos do segundo tempo, os torcedores do Flamengo já gritavam “olé”. O Vasco segue na vice-lanterna da competição, com apenas seis pontos. Já o Flamengo termina a rodada colado no G-4, com 16, na quinta posição. Na quinta-feira, volta a campo mais embalado do que nunca, contra o Racing, pela Libertadores, também no Maracanã.
O jogo foi marcado pela presenta do atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, mas revelado no Flamengo. Ao chegar ao Maracanã, o jogador apostou em 2 a 0 para o clube do coração. No intervalo, Vini foi até o gramado, e mesmo com o 4 a 0 ergueu uma camisa de cada clube, sendo exaltado pelos rubro-negros e vaiado pelos vascaínos. A participação do craque foi uma forma de agradecimento pelas manifestações dos clubes e suas torcidas diante dos episódios de racismo sofridos na Espanha.
Depois de um começo de jogo avassalador, com dois gols em 16 minutos, o Flamengo manteve o ritmo, dobrou a pedida, mas no segundo tempo tirou o pé, com Sampaoli promovendo algumas substituições para preservar o elenco, que já não tinha Gabigol, Léo Pereira e Éverton Ribeiro, fora da relação por lesões diferentes. Ainda assim, o Flamengo sobrou. O que deixou a situação do técnico do Vasco, Maurício Barbieri, complicadíssima. Agora são oito jogos sem vencer no Brasileiro.
No clássico, o treinador apostou em uma formação com Orellano como organizador, Galarza no meio e Puma como uma espécie de ponta, com Alex Teixeira e Pedro Raúl. O Vasco simplesmente não competiu. No Flamengo, por sua vez, Gerson, Pulgar e Arrascaeta fizeram um grande início de jogo, e Ayrton Lucas foi o grande diferencial nas jogadas pelo lado esquerdo e um golaço em que saiu atrás de dois marcadores e chegou na frente para driblar o goleiro e selar a goleada. Entretanto, todos os demais gols do Flamengo foram bonitos. No primeiro gol, Arrascaeta deu assistência milimétrica para Gerson voar e raspar de cabeça, no ângulo. Em seguida, Pulgar acertou lindo chute de fora da área. Na boa jogada de Matheus França, Ayrton chutou, mas Pedro desvirou e “roubou” o gol.