Atacante do Real Madrid é o oitavo brasileiro a ser premiado e se junta a Ronaldo, Romário, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Marta
Após 17 anos, o Brasil volta a ter o melhor jogador de futebol do mundo. O escolhido na tarde desta terça-feira (17) pela Fifa foi o atacante Vini Jr., do Real Madrid e da seleção brasileira. A premiação aconteceu em um jantar de gala em Doha, no Catar, e coroou o atacante, que foi fundamental nas conquistas de LaLiga e da Champions League na temporada 2023/2024.
“Eu não sei nem por onde eu posso começar, porque era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime, e poder chegar aqui é algo muito importante para mim. Eu estou fazendo por muitas crianças que acham que chegar até aqui é impossível”, disse Vini no discurso de agradecimento.
A premiação da Fifa acontece desde 1991, em diferentes formatos, e Vini é o oitavo atleta brasileiro a ser reconhecido pela entidade máxima do futebol mundial. Ele se junta a Romário (1994), Ronaldo Fenômeno (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005), Kaká (2007) e Marta (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018).
Na temporada, Vini jogou 39 partidas, fez 24 gols e contribuiu com 11 assistências — números que o colocaram também na seleção da temporada eleita pela Fifa. Mas não deram a ele o prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, que optou pelo espanhol Rodri, do Manchester City.
O brasileiro ficou em segundo lugar na escolha da revista francesa, e o tema foi contestado principalmente pelo Real Madrid, que não levou nenhum jogador e o treinador para festa. Vini e o time espanhol classificaram a escolha como racista.
Mais Brasil na premiação
Além de Vini Jr., outros brasileiros foram reconhecidos na festa de hoje. Marta, seis vezes melhor do mundo, ganhou o Prêmio Marta de gol mais bonito do futebol feminino na temporada. A brasileira fez um golaço no amistoso contra a Jamaica, realizado no dia 1º de junho deste ano, na Arena Pernambuco. O Brasil venceu por 4 a 0 e a Rainha fez dois gols.
A atacante Gabi Portillo, do Corinthians e medalha de prata nas Olimpíadas Paris-2024, está na seleção de futebol feminino montada pela Fifa.
O prêmio de Fair Play ficou com Thiago Maia, que ajudou no resgate de pessoas ilhadas nas enchentes do Rio Grande do Sul. A imagem do volante do Internacional carregando uma idosa nas costas viralizou e rodou o mundo.
Já o prêmio de torcedor ficou com o pequeno Gui, torcedor do Vasco, que tem uma doença rara, chamada epidermólise bolhosa. O pequeno torcedor tocou o coração do Brasil quando um vídeo em que ele reencontra a sua mãe no hospital, após 16 dias em coma, viralizou pelo país.